Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estética e fonética.
Atualmente as próteses dentárias oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas àquelas de alguns anos atrás.
Basicamente existem dois tipos de próteses: a prótese dentária fixa e a prótese dentária removível.
A prótese dentária fixa pode se colocada sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários (prótese sobre implante), não podendo ser removidas pelo paciente.
A prótese dentária removível é um tipo de prótese que permite ao paciente colocá-la ou retirá-la da boca. São próteses apoiadas diretamente sobre a gengiva e, em determinado tipo de prótese, também pelos dentes remanescentes (prótese esquelética).
Dentre os benefícios do uso da prótese dentária, podemos destacar:
- Mastigação: cada dente da nossa arcada tem uma função específica. Por isso, a falta de apenas um deles já causa prejuízos ao organismo, influenciando na digestão. A trituração correta dos alimentos evita refluxo e outros problemas gastrointestinais.
- Fala: vários fonemas da língua portuguesa dependem dos dentes para a verbalização adequada. A substituição dos dentes pela prótese dentária permite que você se comunique sem dificuldade.
- Dentes alinhados: A ausência de um dente pode acarretar desalinhamento dos outros dentes. Por isso, mesmo que você tenha perdido apenas um dente, é importante que a prótese seja colocada o mais breve possível. Assim, os dentes saudáveis não serão prejudicados.
- Autoestima: a aparência da prótese dentária é muito autêntica. Além disso, evita que os músculos faciais fiquem flácidos e a aparência envelhecida, permitindo que você mantenha aspecto jovial e possa sorrir sem medo.